Blog

PEDRA NA VESÍCULA!!!

PEDRA NA VESÍCULA 

(Colelitíase) é a presença de cálculo (pedra) no interior da vesícula biliar. A vesícula biliar tem o formato de pêra, com tamanho aproximado de 10 cm. Está localizada perto do fígado e tem como função o armazenamento da bile.

A bile é produzida pelo fígado e é levada até a vesícula biliar para ser armazenada e eliminada na presença do alimento, principalmente rico em gorduras.

Tipos de cálculos biliares:

Existem 3 tipos de cálculos (de colesterol, bilirrubinato de cálcio e marrom), sendo que 2 deles são formados no interior da vesícula biliar, são eles:

Cálculo de Colesteroll: é a composição da maioria dos cálculos, sendo que normalmente não é puramente de colestrol, tendo o cálcio como outro componente. Tem como fator de risco: mulheres, obesidadee, multíparas (mulheres que tiveram muitos filhos), história na família, hipertrigliceridemia (aumento do triglicerídeos no sangue), gestantes, etc.

Cálculo de Bilirrubinato de Cálcio (calculo preto): é o 2º cálculo mais comum, sendo mais comum em doentes que tem destruição das hemáceas (hemólise crônica) como: anemia falciforme, esferocitose entre outras.

O cálculo de pigmento marrom ou castanho equivale a 5% dos cálculos e não é formado na vesícula biliar, sendo normalmente formado no colédoco que possui deformidades (estreitamento, obstrução…).

SINTOMAS

Alguns cálculos na vesícula podem ser assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdome que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos. Esse quadro descrito é de cólica biliar. Caso haja inflamação da vesícula (colecistite aguda) pode ser necessário a cirurgia de urgência, também realizada por laparoscopia

O cálculo da vesícula biliar pode migrar para o canal principal da biliar obstruindo o colédoco ( coledocolitíase) ou mesmo obstruir o canal do pâncreas causando uma pancreatite biliar.

DIAGNÓSTICO

Os cálculos biliares são diagnosticados através do histórico do paciente e ultrassonografia.

 

TRATAMENTO

A cirurgia é a maneira mais eficiente de acabar com o problema. A laparoscopia, operação minimamente invasiva, permite retirar a vesícula com apenas quatro furos na barriga.

Cadastra-se no meu Canal no Youtube: DrAlexandreCerqueira.

Colecistectomia ( remoção da vesícula biliar) por Laparoscopia:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos recentes:

As 3 doenças mais comuns do sistema digestivo

Leia mais

Cálculos Biliares

Leia mais

O acompanhamento após a cirurgia é muito importante

Leia mais

Cisto de pâncreas

Leia mais

Novembro Azul é época de prevenção!

Leia mais

Câncer de fígado: prevenção é o melhor caminho.

Leia mais

Menu

Copyright © 2023 Dr. Alexandre Cerqueira – Todos os direitos Reservados