fbpx

Novembro Azul é época de prevenção!

Novembro Azul é época de prevenção!

Você sabe porque o mês de novembro ganhou o status de Novembro Azul?

No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), em 2011, com o objetivo de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás somente do câncer de pele não melanoma). Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata causou 15.391 óbitos em 2017.

Porém, o projeto de conscientização não nasceu em nosso país: tudo começou na Austrália, em 2003, com o Movember, junção das palavras inglesas moustache e november (respectivamente, bigode e novembro).

As campanhas são uma oportunidade de “conversar” com os homens e conscientizá-los da importância de cuidar da saúde, consultando regularmente um médico e realizando exames de check-up, a fim de identificar doenças em sua fase inicial.

Mas, afinal, o que é a próstata e onde está localizada?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, situada abaixo da bexiga e à frente do reto (a parte final do intestino grosso). O tamanho da próstata é similar ao de uma noz nos homens jovens, mas seu tamanho muda com o passar dos anos. A função da próstata é produzir uma parte do sêmen.

Fatores de risco

Idade avançada, obesidade e hereditariedade são considerados fatores de risco. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as incidências da doença aumentam em homens a partir de 50 anos. Entretanto, se há casos da doença na família, os exames preventivos podem iniciar mais cedo (aos 45).

Sintomas e prevenção

Geralmente, o câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. Quando surgem, os mais comuns são dificuldade de urinar, redução do jato, aumento da vontade de fazer xixi e presença de sangue na urina.

Como a detecção precoce da doença é fundamental para sua cura, se você já possui 50 anos é preciso consultar um médico para realizar o exame do toque. Muitos homens têm preconceito e medo de realizar este exame, mas ele é essencial no diagnóstico precoce e nas chances de cura da doença.

Quer saber mais? Acesse o site da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e veja 10 perguntas e respostas sobre o câncer de próstata.

https://portaldaurologia.org.br/faq/10-perguntas-sobre-o-cancer-de-prostata/

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de nossas dicas.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Redes Sociais

Veja também:

WhatsApp chat