Blog

IMPLANTES NO FÍGADO! CONSULTE UM CIRURGIÃO HEPATOBILIAR!

Os tumores malignos do fígado podem ser divididos em: câncer primário (com origem no próprio fígado) e câncer secundário ou metastático do fígado (com origem em outro órgãos e que atinge o fígado secundariamente).

Os tipos de tumor primário que mais dão metástase para o fígado são: o carcinoma do pâncreas, o carcinoma colo-retal, o carcinoma de estômago, o carcinoma da mama, o carcinoma do esôfago, o carcinoma do pulmão e o tumor carcinóide.

Colo-retal:

O câncer colorretal (CCR) ocupa a terceira posição nas estatísticas mundiais de incidência de doenças malignas, com aproximadamente 1.200.000 casos por ano, atrás apenas do câncer de pulmão e mama. Nos países desenvolvidos, o CCR já ocupa o primeiro lugar dentre as causas de neoplasia, quando analisados ambos os sexos. A metástase colo-retal é o quarto câncer mais frequente nos homens e o terceiro em mulheres.
A cirurgia, chamada hepatectomia, geralmente encontra como principal limitação o tamanho, a localização, o número de metástases para que se remova parte do fígado sem que se altere a função do fígado. Hoje, em alguns casos, pode se utilizar laparoscopia para estes tipos de cirurgia (hepatectomia videolaparoscópica) para que o paciente possa se beneficiar com uma cirurgia minimamente invasiva (Saiba mais sobre laparoscopia e cirurgia minimamente invasiva).

O tratamento cirúrgico é o único que comprovadamente propicia a possibilidade de cura para os pacientes portadores de metástase colo-retal, com índices de sobrevida em cinco anos de 30 a 60% e em dez anos, de 20 a 30%. No entanto, apenas 25% dos pacientes portadores de metástases hepáticas são potencialmente ressecáveis ao diagnóstico e, portanto, potencialmente curáveis.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos recentes:

As 3 doenças mais comuns do sistema digestivo

Leia mais

Cálculos Biliares

Leia mais

O acompanhamento após a cirurgia é muito importante

Leia mais

Cisto de pâncreas

Leia mais

Novembro Azul é época de prevenção!

Leia mais

Câncer de fígado: prevenção é o melhor caminho.

Leia mais

Menu

Copyright © 2023 Dr. Alexandre Cerqueira – Todos os direitos Reservados