Blog

GORDURA NO FÍGADO! O QUE FAZER?

GORDURA NO FÍGADO ! O QUE FAZER ?

 

Introdução

Esteatose hepática é um acúmulo de gordura nas células do fígado, também chamada de Infiltração gordurosa do fígado ou doença gordurosa do fígado.

A esteatose vem se tornando uma doença do fígado cada vez mais conhecida da população em geral. Esse fato se deve a maior disponibilidade para realização de ultrassonografias de abdomen, exame de imagem que pode mostrar a esteatose e tem sido realizado com frequência em avaliações clínicas de rotina; e a crescente prevalência da obesidade em todo o mundo, que é uma das suas principais causas.

Ela pode ser dividida em doença gordurosa alcoólica do fígado (quando há abuso de bebida alcoólica) ou doença gordurosa não alcoólica do fígado, quando não existe história de ingestão de álcool significativa.

 

Causas:

Obesidade, diabetes mellitus, dislipidemia são os fatores de risco mais frequentes. Esses se associam à hipertensão arterial e a síndrome metabólica, que é caracterizada pela presença de três ou mais das seguintes condições: obesidade central (aumento da gordura no abdômen), hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes.

Esteatose é considerada a mais frequente doença de fígado da atualidade. Estima-se que entre 20 a 30% da população em todo o mundo seja portadora da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) . Essa pode ocorrer em homens e mulheres, em todas as idades, incluindo as crianças e adolescentes. Também preocupante é a associação da DHGNA, quando não controlada, com a maior frequência de diabetes e hipertensão arterial e com o maior risco de doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral).

 

Diagnóstico:

Para o diagnóstico da DHGNA (esteatose ou esteatoepatite) é importante que os pacientes sejam avaliados através de uma consulta médica por um clínico ou hepatologista (especialista em doenças do fígado). O exame físico deve ser completo e vai avaliar os níveis da pressão arterial, peso e altura para determinação do índice de massa corpórea (IMC), a medida da circunferência abdominal. Quanto maior a gordura no abdômen maior deve ser o depósito de gordura no fígado ou esteatose hepática.

Depois da avaliação clínica exames complementares colaboram com o diagnóstico da DHGNA. Esses incluem exames de laboratório (enzimas hepáticas, colesterol total e frações e triglicérides, glicemia, insulina entre outros), exames de imagem (ultrassonografia de abdômen, tomografia computadorizada, ressonância magnética e elastografia hepática) e em casos selecionados a biópsia do fígado, único exame até o momento capaz de estabelecer o diagnóstico seguro de esteatoepatite. Nesse caso deve-se procurar um especialista em cirurgia de fígado para realização de biópsia hepática ( ver notícia sobre em biópsia de fígado postada neste site no mês de agosto de 2017 ).

 

Tratamento:

 

Tratamento de Gordura no fígado

 

Não existe um medicamento que sozinho consiga tirar a gordura do fígado. Eles podem ajudar, mas precisam ser aliados às mudanças de estilo de vida, tratando a causa do problema. Confira algumas dicas:

  1. Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é EMAGRECER, sendo que reduzir 7% do peso corporal já pode trazer bons resultados.
  2. Os nutrientes colina e betaína parecem ajudar o fígado a exportar os triglicérides para a corrente sanguínea, evitando assim o acúmulo dos dessas células no fígado, que é o início da esteatose.
  1. Evite exagerar nas quantidades de carboidratos e prefira sempre os integrais
  2. Incluir boas fontes de fibras na alimentação é fundamental, uma vez que elas controlam a velocidade de absorção da glicose. As fibras estão presentes em:
  • Cereais, desde que integrais (trigo, aveia, quinoa, amaranto, arroz, etc)
  • Legumes e verduras (principalmente nos folhosos como alface, rúcula, agrião, etc)
  • Leguminosas (feijões, ervilhas, grão de bico, lentilhas, soja ), na casca das frutas e em sementes como linhaça por exemplo.
  1. Evite bebidas alcoólicas em exagero. Quem já está com estatose hepática deve eliminar o álcool do cardápio
  2. Priorize a gordura vegetal e não exagere nas quantidades desse nutriente.
  3. Faça atividade física com frequência, pois nossa maior fonte de energia são os triglicérides. Ao queimar os triglicérides, você evita o acúmulo deles no corpo – e no fígado.

 

Medicamentos para Gordura no fígado

Alguns medicamentos têm sido usados para tratar gordura no fígado:

  • Vitamina E, na dose de 400 a 800 UI ao dia, é indicada para pacientes com esteatohepatite e sinais de fibrose hepática, comprovados através da biópsia do fígado
  • Drogas usadas para tratamento de diabetes, como a metformina, pioglitazona e rosiglitazona, têm sido utilizadas nos pacientes com níveis elevados de glicemia

Alguns trabalhos mostraram benefícios do ômega 3 nos casos de esteatose, mas não de suas complicações, como a esteatohepatite.

Qualquer dúvida entre em contato conosco.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos recentes:

As 3 doenças mais comuns do sistema digestivo

Leia mais

Cálculos Biliares

Leia mais

O acompanhamento após a cirurgia é muito importante

Leia mais

Cisto de pâncreas

Leia mais

Novembro Azul é época de prevenção!

Leia mais

Câncer de fígado: prevenção é o melhor caminho.

Leia mais

Menu

Copyright © 2023 Dr. Alexandre Cerqueira – Todos os direitos Reservados