Blog

CISTOADENOMA PREOCUPA?

Cistoadenomas são cistos raros de se apresentarem, em que normalmente surgem como massas císticas com mais de 15 centímetros de diâmetro. Macroscopicamente, dentro da massa cística surgem novos pequenos cistos que vão escalonando se uns sobre os outros, com conteúdo mucoide dentro deles. À microscopia, na base da lesão apresentam se enfileiradas células cuboides ou colunares atípicas com estroma ovariano-like de permeio, com projeções ou protrusões epiteliares. Acometem normalmente mulheres a partir da quarta década de vida.

Normalmente assintomáticos, os pacientes que apresentam essas lesões podem cursar com sintomas como dor abdominal em quadrantes superiores do abdômen, distensão abdominal, náuseas e inapetência. O diagnóstico pode ser suspeitado pela ultrassonografia de abdômen superior, que demonstra estruturas císticas septadas, com variações na espessura de sua parede, com presença de liquido com flutuações, e é confirmado com a tomografia computadorizada de abdômen com estudo triplo, que demonstra a captação de contraste na parede cística e nos septos.

Apesar de raros e assintomáticos, o potencial de degeneração maligna para cistoadenocarcinoma existe. Por isso, devem sempre ser ressecados. Caso ainda não exista nenhuma definição de malignidade, a ressecção pode ser feita apenas com a excisão ou enucleação da lesão, por laparoscopia ou laparotomia. Sempre lembrando que o conteúdo mucoide existente pode ser uma fator de disseminação de doença, por isso, todo cuidado deve haver para que o cisto não se rompa durante o ato operatório.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos recentes:

As 3 doenças mais comuns do sistema digestivo

Leia mais

Cálculos Biliares

Leia mais

O acompanhamento após a cirurgia é muito importante

Leia mais

Cisto de pâncreas

Leia mais

Novembro Azul é época de prevenção!

Leia mais

Câncer de fígado: prevenção é o melhor caminho.

Leia mais

Menu

Copyright © 2023 Dr. Alexandre Cerqueira – Todos os direitos Reservados