Blog

Cisto de pâncreas

O pâncreas é uma glândula de formato alongado, localizada na parte superior do abdômen, anexa ao duodeno e atrás do estômago. É considerada uma das mais importantes glândulas e fundamental para o bom funcionamento do organismo. O cisto de pâncreas é parecidos com uma bolsa, podendo conter ar ou líquido. Em sua grande maioria são benignos, mas uma pequena parcela deles pode indicar malignidade no momento do diagnóstico ou evoluir para o câncer com o passar dos anos. Por isso, o diagnóstico preciso das características dos cistos encontrados é de fundamental importância.

Quais os sintomas?

A maior parte dos cistos, por apresentar tamanho menor que 5 cm, não provoca nenhum sintoma e só é identificada no momento de um exame de imagem ocasional – nem sempre relacionado ao problema. Entretanto, alguns maiores podem causar náuseas e dor abdominal, sintomas difíceis de serem relacionados, especificamente, à presença deles.

Como podem ser identificados?

Atualmente, com a melhora da tecnologia dos exames de imagem, os cistos pancreáticos são cada vez mais diagnosticados em pacientes que não apresentam sintomas.
O diagnóstico de cistos assintomáticos aumentou cinco vezes nos últimos dez anos, devido as atuais técnicas de imagem. Eles são identificados através de tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) e ultrassonografia endoscópica (também chamada de ecoendoscopia – exame que avalia órgãos do sistema digestivo).

Dependendo de suas características, o médico pode indicar um procedimento cirúrgico para a retirada dos mesmos, podendo ser realizados por via videolaparoscópica, até cirurgias bastante complexas, dependendo de diversos fatores como localização e tamanho dos cistos.

Para ler mais sobre o assunto, clique aqui: https://drcerqueira.com.br/especialidades/pancreas/

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos recentes:

As 3 doenças mais comuns do sistema digestivo

Leia mais

Cálculos Biliares

Leia mais

O acompanhamento após a cirurgia é muito importante

Leia mais

Cisto de pâncreas

Leia mais

Novembro Azul é época de prevenção!

Leia mais

Câncer de fígado: prevenção é o melhor caminho.

Leia mais

Menu

Copyright © 2023 Dr. Alexandre Cerqueira – Todos os direitos Reservados