Blog

CIRROSE É CÂNCER?

A cirrose hepática é uma doença lentamente progressiva em que o tecido do fígado é substituído por tecido cicatricial (fibrose) que provoca uma redução da função do fígado.

As doenças que provocam a cirrose causam danos e matam as células do fígado. O corpo responde causando uma inflamação e uma tentativa de reparação que provoca a formação de tecido cicatricial. A lesão no fígado pode ser causada pelo excesso de ingestão de álcool, depósito de gordura no fígado, pelo vírus da hepatite b e c e por outras causas menos comuns.

As células do fígado que não morrem se multiplicam na tentativa de substituir as células mortas. A consequência é uma massa de células do fígado novas (nódulos regenerativos) dentro do tecido cicatricial.

Assim, Cirrose é o nome dado à patologia que afeta um órgão, transformando o tecido formado pelas suas células originais em tecido fibroso, por um processo habitualmente chamado fibrose ou esclerose. Geralmente o termo cirrose é utilizado para designar a fibrose no fígado. Um dos cuidados que deve se ter uma vez dignosticado com cirrose é o surgimento de nódulo hepático que podem ser malignos ( carcinima hepatocelular). Por isso é mandátorio o acompanhamento por uma hepatologista ou cirurgião hepatobiliar.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos recentes:

As 3 doenças mais comuns do sistema digestivo

Leia mais

Cálculos Biliares

Leia mais

O acompanhamento após a cirurgia é muito importante

Leia mais

Cisto de pâncreas

Leia mais

Novembro Azul é época de prevenção!

Leia mais

Câncer de fígado: prevenção é o melhor caminho.

Leia mais

Menu

Copyright © 2023 Dr. Alexandre Cerqueira – Todos os direitos Reservados