Blog

CÁLCULOS NA VESÍCULA BILIAR: O QUE DEVEMOS SABER!

ANATOMIA DA VESÍCULA BILIAR

O Sistema Biliar é constituído pela Vesícula e pelas Vias Biliares. A sua função é armazenar e permitir a passagem da bile, desde o fígado até ao intestino delgado (segunda porção do duodeno). A bile é uma solução complexa, mas necessária, para que no intestino delgado se absorvam as gorduras.

O fígado é atravessado por inúmeros canalículos biliares que drenam a bile para outros canalículos de maior calibre confluindo os da parte direita do fígado para o canal hepático direito e os da parte esquerda do fígado para o canal hepático esquerdo. A junção do canal hepático direito e esquerdo formam o canal hepático comum. O canal cístico une a vesícula  ao canal hepático comum que depois desta junção passa a chamar-se canal biliar comum ou colédoco. Na sua porção terminal o canal biliar comum é acompanhado pelo canal pancreático (canal de Wirsung) e em conjunto entram no duodeno formando a papila de Vater. O canal biliar comum, o canal pancreático e a papila de Vater são envolvidos pelo esfíncter de Oddi, uma zona de maior pressão que regula a passagem da bile para o duodeno.

DOENÇAS DA VESÍCULA BILIAR

Cálculos de Vesícula Biliar

Colelitíase é o termo médico que significa a presença de cálculos na vesícula biliar (as chamadas “pedras na vesícula“). Os cálculos biliares se formam quando o líquido armazenado na vesícula biliar se cristaliza em um material semelhante a uma pequena pedra.

A bile contém água, colesterol, gordura, sais biliares, proteínas e bilirrubina. Os sais biliares desmancham as gorduras, e a bilirrubina confere às fezes sua coloração característica. Se o líquido biliar contiver muito colesterol ou bilirrubina, sob algumas condições ele pode se solidificar formando os cálculos.

PROCEDIMENTOS DA VESÍCULA BILIAR

Colecistectomia

É o nome do procedimento cirúrgico para remover a vesícula biliar com as pedras através de pequenas incisões no abdome. Uma espécie de micro câmara é usada para mostrar a vesícula biliar e sua retirada através de uma pequena incisão abdominal de cerca de 1 cm. As vantagens são: pouca dor no pós-operatório, alta precoce, ótimo resultado estético e retorno quase imediato às atividades cotidianas.

Veja o vídeo abaixo clicando no Link:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos recentes:

As 3 doenças mais comuns do sistema digestivo

Leia mais

Cálculos Biliares

Leia mais

O acompanhamento após a cirurgia é muito importante

Leia mais

Cisto de pâncreas

Leia mais

Novembro Azul é época de prevenção!

Leia mais

Câncer de fígado: prevenção é o melhor caminho.

Leia mais

Menu

Copyright © 2023 Dr. Alexandre Cerqueira – Todos os direitos Reservados