Blog

CÁLCULO NA VIA BILIAR – COLEDOCOLITÍASE – DO QUE SE TRATA?

A coledocolitíase é a presença de cálculos no interior do colédoco. O colédoco é o ducto que transporta a bile do fígado e da vesícula biliar para o intestino delgado. Coledocolitíase é a presença de cálculos no ducto colédoco. Esta condição causa icterícia e lesão às células do fígado, sendo uma emergência médica, necessitando de CPRE ( tratamento endoscópico) ou tratamento cirúrgico.

Pode causar cólica biliar, obstrução biliar, pancreatite biliar, ou infecção de ductos biliares (colangite). Colangite, por sua vez, pode levar a estenose, estase e coledocolitíase.

Causa
A coledocolitíase é causada na maioria das vezes pela passagem de um cálculo da vesícula biliar para o interior do colédoco.

Sintomas
O principal sintoma da colédocolitíase é a icterícia. O paciente apresenta uma coloração amarelada na pele e nos olhos. Além disso, pode haver escurecimento da urina (colúria), fezes de coloração esbranquiçada (acolia) e dor em cólica na região superior direita do abdome.

Diagnóstico
O diagnóstico da coledocolitíase pode ser feito pela ultrassonografia de abdome. Nos casos em que há dúvida diagnóstica, outros exames disponíveis são: colangioressonância magnética, eco endoscopia ou ultrassom endoscópico.

Complicações
A principal complicação da coledocolitíase é a colangite aguda ou infecção da árvore biliar

Tratamento
O tratamento da coledocolitíase pode ser realizado por endoscopia ou colangiografia endoscópica ou de forma cirúrgica. Em qualquer uma das opções deve-se completar o tratamento com a colecistectomia (retirada da vesícula) por cirurgia vídeo-laparoscópica.

https://i2.wp.com/drcerqueira.com.br/wp-content/uploads/2017/08/COLEDOCOLIT%C3%8DASE-1-Dr-Alexandre-Cerqueira-Cirurgia-do-aparelho-digestivo.jpg?fit=201%2C251&ssl=1

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos recentes:

As 3 doenças mais comuns do sistema digestivo

Leia mais

Cálculos Biliares

Leia mais

O acompanhamento após a cirurgia é muito importante

Leia mais

Cisto de pâncreas

Leia mais

Novembro Azul é época de prevenção!

Leia mais

Câncer de fígado: prevenção é o melhor caminho.

Leia mais

Menu

Copyright © 2023 Dr. Alexandre Cerqueira – Todos os direitos Reservados